Conforme os dados do Sebrae, publicados no Anuário do Trabalho na Micro e Pequena Empresa de 2010, as empresas pequenas correspondem a 99% dos empreendimentos no Brasil, sendo que geram 40% da base salarial, mais da metade dos empregos formais e 32% das compras públicas. Neste sentido, fica evidente que a busca por abrir uma empresa está cada vez mais frequente. Os empreendedores iniciantes se veem tentados a começar suas atividades de maneira informal. A intenção principal é fugir dos impostos. No entanto, sem a formalização, o seu negócio fica impedido de crescer. A capacidade de emitir nota fiscal, criar uma conta bancária como pessoa jurídica, obter máquinas de cartão de crédito e solicitar empréstimos públicos é exclusiva para quem tem um CNPJ.
Depois disso, a dica é saber se sua ideia de negócio é realmente boa. A melhor maneira de validar sua proposta é pedir a opinião de quem não vai ganhar nem perder com sua empresa: potenciais clientes ou empresários mais experientes. Neste sentido, descubra quem é seu cliente, já que essas são as primeiras perguntas que o empreendedor precisa responder. Para isso, deve reservar metade de seu tempo – a outra metade deve ser dedicada a criar um produto ou serviço que supere a expectativa das pessoas. Assim, os primeiros clientes serão sua referência, seu estudo de caso e, melhor de tudo, vão gerar mais negócios.
Na busca de abrir uma empresa mei, lembre-se da PC4G. Aqui nossa missão é de tornar tudo ainda mais simples e acessível para os donos das empresas MEI, a fim de que eles possam priorizar a gestão do seu empreendimento com as orientações corretas e o planejamento apropriado.