O microempreendedor que decide oficializar o seu negócio está tomando a decisão certa. A formalização é simples e apenas exige RG, CPF e número do último recibo da declaração de imposto de renda (ou título de eleitor, caso não tenha declarado). Logo após isso, o empreendedor poderá acessar um campo para preencher os dados da sua empresa e no documento gerado já constará o número do seu CNPJ. Com poucos passos, você oficializa sua empresa e abre portas para novas e grandiosas oportunidades. No entanto, existem alguns detalhes que todo microempreendedor precisa saber para ter sucesso e caminhar corretamente.
Se você quer ser um deles, continue lendo este artigo!
De olho na legislação
Após oficializar seu negócio, o microempreendedor deve procurar saber mais sobre a legislação do seu município para saber se pode trabalhar com o que deseja dentro de casa naquela região.
Responsabilidade
A primeira coisa que o microempreendedor deve entender é que ele não é mais um trabalhador comum, mas sim, um empresário. Ele deve traçar um bom plano de negócios e buscar as características de empreendedores de sucesso, para se motivar e se inspirar.
Riscos
Todo microempreendedor, quando bem sucedido, acaba correndo riscos. Por conta da crise, investir da maneira correta e focada pode ser um diferencial para o negócio. Tenha planejamento e saiba para onde seu dinheiro está indo, assim você não comente falhas.
Mude, quando necessário
Quando a empresa começa a crescer, você deve saber a hora de mudar. Para que isso aconteça, é indicado que o controle das finanças esteja bem controlado, porque uma mudança como essa implicaria em novas e maiores tributações. O faturamento aumenta mas os gastos também, por isso, tenha planejamento.